Sim, a economia brasileira passa por uma crise, mas o setor de franquias vem conseguindo driblá-la. Para quem sonha em ter o próprio negócio, mas não tem tanto capital para investir ou simplesmente não deseja, o caminho mais curto para o próprio negócio são as microfranquias. Com investimento e custos fixos geralmente mais baixos, uma microfranquia pode ter ainda o retorno do capital investido em um tempo menor do que uma franquia convencional.
Para Diego Mendonça, diretor comercial da Franquear Estratégia e Gestão de Negócios, “as microfranquias, em geral, exigem um espaço menor de ponto comercial e uma equipe de colaboradores mais enxuta, o que as tornam ainda mais atraente”. As dicas para o sucesso são sempre investir em um segmento que se identifique, conhecer os planos da rede e estudar bem o negócio.
Com uma fábrica especializada em brindes, como canecas, canetas, chaveiros, agenda, squeeze, pen drive e outros itens personalizados, além de um centro de distribuição em São José do Rio Preto, a rede Bom Brindes oferece diversos modelos de microfranquias. Compacta, Standard e Prime, os modelos estão baseados na população e tamanho da loja que possui metragens a partir de 20 m². O investimento inicial vai de R$ 43.500,00 a R$ 82.000,00, com taxa de franquia, capital de instalação e capital de giro. O retorno do investimento é estimado entre 7 e 13 meses.
Um setor que conta com microfranquias é o de Limpeza e Conservação. A Clear Clean, rede de microfranquias de limpeza residencial e comercial, oferece opções de investimentos a partir de R$ 27,5 mil, com um faturamento médio mensal de R$ 20 mil e um prazo de retorno estimado entre 12 e 24 meses. “Com a PEC das domésticas, nosso setor está em ebulição, sendo um excelente investimento para quem deseja ter o próprio negócio com a segurança de uma marca já conhecida no mercado e tudo isso com um baixo valor de investimento”, explica Clóvis Campos, gerente geral da Clear Clean.