De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa necessita de 3,3 m³/mês (cerca de 110 litros de água por dia) para atender as necessidades de consumo e higiene. No entanto, há muitos anos, um importante debate está nos principais centros de discussões do mundo: o problema da escassez de água.
Hoje, estamos vivendo uma crise hídrica e todo uso racional é válido. A Clear Clean, rede de franquias de limpeza residencial e comercial, divide com o público algumas dicas e técnicas para que o serviço seja feito com a menor quantidade de água possível.
– Limpe a louça, antes de colocar na máquina de lavar – Para economizar, o ideal é retirar o excesso de sujeira dos pratos, copos, talheres e panelas antes de abrir a torneira, e jamais deixar a água correndo enquanto está ensaboando as louças.
– Passe a vassoura antes de lavar o chão – No lugar da mangueira, lave com água reutilizada da máquina de lavar;
– Água do chuveiro para a descarga – deixe um balde próximo ao chuveiro. Assim, pode dar descarga reutilizando a água do banho;
– Deixe acumular roupas – para, só então, ligar a máquina de lavar;
– Se mora em casa, faça pequenas cisternas para juntar água da chuva – hoje, encontramos na internet, inúmeras orientações para fazer sua própria cisterna e por um valor bem baixo. Essa água pode ser utilizada para molhar as plantas e também para lavar o chão.