Destaques do ano
São Paulo – Apesar do desempenho da economia, o mercado de franquias conseguiu crescer 10,6% no terceiro trimestre comparado com o segundo trimestre deste ano, segundo dados da Pesquisa de Desempenho Trimestral do Franchising, da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Segundo a ABF, o setor deve fechar o ano com crescimento de 7% no faturamento anual, acima dos 120 bilhões de reais. Em pontos de venda, o crescimento esperado é de 10% na comparação com 2013.
Com a ajuda dos consultores Adir Ribeiro, da Praxis Business, Marcus Rizzo, da Rizzo Franchise, André Friedheim, da Francap, e Lyana Bittencourt, do Grupo Bittencourt, EXAME.com fez um levantamento dos tipos de franquias que marcaram o ano.
Paleterias
Elas surgiram no verão passado, mas fizeram sucesso o ano todo. As paletas mexicanas, sorvetes típicos recheados, entraram para o mercado de franquias e impulsionaram o setor de sorvetes. “Sorveterias cresceram muito neste ano. O consumo per capita de sorvete no Brasil está aumentando, mas ainda está muito abaixo de países como Argentina e Estados Unidos”, diz Friedheim.
Saúde e beleza
Mais uma vez, o setor de saúde e beleza teve um bom desempenho no ano. Em 2013, o faturamento foi de mais de 22 bilhões de reais, em 21 mil unidades. “O segmento de beleza ganhou destaque com novas redes de procedimentos não invasivos como os de depilação com luz pulsada”, diz Lyana. Para Ribeiro, a área de clínicas de odontologia também tiveram um bom ano.
Alimentação
O segmento de alimentação é um dos maiores do franchising, representando quase 20% do faturamento do setor. Neste ano, os negócios de carnes e grelhados ficaram especialmente aquecidos. “Tivemos a compra do Montana Grill pelo Griletto, por exemplo”, diz Ribeiro. Alimentação saudável também continua em um ritmo mais acelerado de crescimento.
Óticas
As redes de franquias de óticas tiveram uma expansão acelerada neste ano. Dominado por poucas grandes redes, o setor foi destaque. “Já temos três redes de óticas entre as maiores franqueadoras do Brasil”, diz Friedheim.
Limpeza
Com a PEC das Domésticas, a área de limpeza e conservação teve um boom. Apesar de algumas redes estarem se consolidando, várias novas marcas surgiram no mercado. “Destaque para as microfranquias de serviços domésticos como de diaristas e de pequenos reparos, e lavanderias, que também foram impulsionadas com a terceirização do serviço doméstico”, explica Lyana.
Franquias móveis
A mudança na lei de alimentação na rua em São Paulo impulsionou um novo formato de negócio, os food trucks. Neste mesmo movimento, várias redes apostaram em franquias móveis para manter a expansão em algumas regiões. “Ainda são poucas as marcas que criaram seus negócios móveis, mas com certeza abriram os olhos para o movimento do consumidor em busca de conveniência, preço e comodidade”, diz Lyana.
fonte: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/as-franquias-que-mais-se-destacaram-em-2014