Cada vez mais, casais unem suas economias para realizar o sonho em comum de ter o negócio próprio. Em um ano de crise econômica, as microfranquias surgem como uma opção atraente, principalmente, por serem de baixo investimento e com uma demanda de serviço que, muitas vezes, permite que uma pessoa do casal se dedique à administração, enquanto a outra tem a possibilidade de atuar em outro emprego.
Foi o que aconteceu com o casal Solange Carvalho e Airton Fernandes. O senso de oportunidade os levou a abrir uma microfranquia de limpeza e conservação em São José dos Campos, no interior de São Paulo. Ambos, com experiência anterior na área de promoção de vendas e assessoria em recursos humanos, perceberam uma carência por esse tipo de serviço e viram aí a oportunidade de ter um negócio próprio.
“Minhas clientes do ramo de promoção e RH começaram a perguntar se eu não tinha profissionais de limpeza para indicar. Daí ligou uma luzinha: por que não montar uma empresa especializada nesse serviço?. Nós já tínhamos o know-how de lidar com mão-de-obra operacional e, agora, tínhamos também o mercado potencial”, conta Solange. Foi então que abriram uma unidade da Clear Clean, em março deste ano.
Solange é quem ficou responsável por administrar a microfranquia enquanto Airton atua em outro emprego na área de construção civil. “Ele me auxilia na administração geral, já que foi um investimento nosso, porém, eu que estou presente na unidade, realizo toda a parte operacional e trabalho diretamente com os funcionários e clientes”.
As microfranquias possuem custos fixos mais baixo que uma franquia convencional. Na Clear Clean, por exemplo, o investimento inicial é a partir de R$ 27,5 mil, com prazo de retorno de investimento estimado entre 12 e 24 meses.
Clear Clean
A Clear Clean é uma rede de franquias que atua no segmento de limpeza residencial e comercial. Alia um conceito inovador, profissionais altamente qualificados, os melhores equipamentos disponíveis no mercado atualmente e produtos biodegradáveis, com certificado verde, comprovando o respeito ao meio ambiente, garantem uma maior redução da sujeira, permitindo o menor consumo de água e energia. A empresa nasceu em abril 2013 depois de uma viagem de Clovis Campos para a Europa, quando conheceu o serviço. Na sua volta para o Brasil convidou Douglas Barbosa para tornar-se sócio e abriram a Clear Clean. Como houve muita procura por parte de interessados de diversas regiões não atendidas, os sócios decidiram franquear o modelo de negócio.
Ao agendar um horário, o cliente recebe sempre uma equipe com dois profissionais devidamente identificados e uniformizados. A empresa oferece uma sistemática que evita qualquer tipo de contaminação cruzada (cores diferentes de panos de limpeza), detalhes de hotelaria na limpeza, como fita indicando a higienização do vaso sanitário; e um seguro de responsabilidade civil, caso algum bem seja danificado. Outro grande diferencial da rede é o envio de um coordenador, após a limpeza, à casa dos clientes, para verificar se tudo foi realizado dentro dos padrões de qualidade da empresa.