A vontade de abrir seu próprio negócio ganha força ao final de cada ano, com planos para o ano seguinte. É a saída que muitos veem, de mudar a carreira profissional e aumentar a renda. Mas apenas parte dos que almejam isso têm planejamento para concretizar a ideia. De acordo com pesquisa do Instituto Endeavor, 76% dos brasileiros querem ser donos do próprio negócio. É a segunda maior taxa do mundo, perdendo apenas para a Turquia, com 82%. Porém, apenas 19% dos brasileiros apresenta planos concretos de empreender nos próximos cinco anos.
A orientação para quem pretende abrir um negócio próprio é preciso pesquisar bastante para definir o projeto, analisar o mercado e as necessidades do segmento em que irá investir, além de ter conhecimento básico em administração e aspectos jurídicos. Saber qual o valor do investimento inicial e o tempo para obtenção do retorno financeiro é o primeiros passo.
As franquias são opção para quem deseja empreender. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do mercado de franquias do Brasil pode chegar a R$ 27 bilhões no segundo trimestre de 2014, uma alta de até 9% se comparado com o mesmo período do ano passado. A expectativa para este ano é de crescimento de 10% em faturamento, 8% em novas redes e 9% em novas unidades.
As franquias pequenas podem ser a porta de entrada. O diretor de vendas da CI, Central de Intercâmbio e Viagens, Jan Wrede, afirma que para escolher a franquia mais adequada, a pessoa deve estar atenta às características do empreendimento e, sobretudo, a sua idoneidade. O investimento inicial para uma unidade da CI varia entre R$ 45 mil e R$ 150 mil. O prazo de retorno financeiro não ultrapassa dois anos e meio, diz Wrede.
Uma microfranquia tem investimento inicial de até R$ 80 mil. Outra opção, a partir de R$ 22 mil é a rede de limpeza residencial e comercial Clear Clean. O serviço de limpeza se estende a lojas, consultórios, escritórios.
O diretor da Teamvision Consulting no Brasil, Rodrigo Ramos, considera que as microfranquias são uma modalidade de negócio em que os investidores gastam menos para iniciar a operação, porém, possuem as mesmas vantagens do franchising tido como tradicional: apresentam um modelo pré-estabelecido de gestão e de marca. “Obviamente, o risco e a margem de lucro tendem a ser proporcionais, porém, um franqueado pode ampliar seus investimentos a partir de seus resultados, adquirindo novas unidades no mesmo segmento ou até mesmo atuando em setores complementares”, diz Ramos.
A Teamvision representa algumas franquias internacionais interessadas no Brasil, que são a Acountia, de contabilidade e apoio à gestão para pequenas e médias empresas; e a IMO24h, agência de construção e reformas que atua no mercado da construção e imobiliário com soluções integradas. (M.R)
fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/582481/19-dos-brasileiros-tem-planos-de-empreender