Empresas fazem serviços de limpeza residencial e comercial. Algumas delas não exigem ponto de venda. Confira
Investir em uma franquia é uma boa oportunidade para quem quer abrir o próprio negócio. Em vez de criar uma empresa do zero, o empreendedor ganha o direito de usar uma marca já estruturada e, em muitos casos, bastante conhecida pelo público.
Nos últimos anos, o aumento do poder de compra da população e a popularização da internet trouxeram mudanças importantes para o franchising brasileiro. A primeira foi a criação de negócios cujo investimento inicial é mais baixo, com o objetivo de atingir a classe média ascendente. A segunda foi a estruturação de negócios home-based, em que o empreendedor não precisa ter um ponto de venda. Com um computador e um telefone, é possível gerenciar a empresa.
O setor de limpeza foi um dos mais influenciados por essas mudanças. Hoje, as redes oferecem preços bastante convidativos para os empreendedores. Além disso, em muitas delas, é possível trabalhar em casa. A aprovação da PEC das domésticas, que regulamentou a profissão das empregadas, estimulou a contratação dos serviços dessas redes. Curiosamente, boa parte delas foi criada na mesma cidade: São José do Rio Preto (SP). Confira a história – e quanto custam – cada uma dessas empresas:
1) House Shine
A House Shine nasceu em Portugal, no ano de 2008. Cândido Mesquita, fundador, havia trabalhado como diretor de empresas quando decidiu abrir uma lavanderia. Foi esse estabelecimento que deu lugar à primeira unidade própria da House Shine. Mesquita escolheu o ramo de limpeza visando uma necessidade própria, após perceber que os serviços do segmento eram escassos. Depois de seis meses de funcionamento, as primeiras franquias despontaram em Portugal. Especializada em limpezas residenciais e com um conceito diferente – sem rodo ou vassoura – a House Shine chegou ao Brasil pela cidade de São Paulo, em 2012. O processo de expansão rendeu mais de 280 unidades espalhadas por todo o território brasileiro. Veja aqui mais informações sobre a empresa.
2) Limpidus
Há mais de 30 anos no mercado, a Limpidus é uma rede de serviços de limpeza para escritórios, indústrias, condomínios, shoppings e pontos comerciais em geral. A marca oferece franquias no formato home-based e o franqueado precisa ter habilidade em gestão e disponibilidade para trabalho de campo. Saiba neste link quanto custa para abrir uma operação da Limpidus.
3) Maria Brasileira
A Maria Brasileira é uma rede de microfranquias que gerencia profissionais não só de limpeza, mas também atua com cuidados com jardim, crianças e idosos. A empresa foi fundada em 2012 por Felipe Buranello, Carlos Alexandre Gomes e José Eduardo Pirre em São José do Rio Preto. O plano de expansão da Maria Brasileira é baseado na busca por máster franqueados que, por sua vez, são os responsáveis por recrutar novos franqueados. Veja aqui quanto custa uma unidade.
4) Clear Clean
Criada em 2013, a Clear Clean realiza limpezas em residências e pontos comerciais. Em casa, a Clear Clean faz limpezas pré-mudança e pós-obra, além de higienização de tapetes e carpetes, impermeabilização de estofados e organização de closets e guarda-roupas. As sessões são realizadas por uma dupla de profissionais. A Clear Clean não exige que o franqueado tenha um ponto comercial, mas uma base para os funcionários aguardarem pelos trabalhos e trocarem de roupa é necessária. No princípio das operações, o franqueado começa com uma dupla de limpadoras, mas a Clear Clean prevê que, em um ano de operação, as unidades tenham 20 profissionais. Mais informações podem ser encontradas aqui.
5) Mary Help
Após uma temporada de férias, o empresário José Roberto Campanelli e sua mulher voltaram para casa e souberam que sua empregada doméstica havia se demitido. Após combinarem um serviço com uma diarista indicada pela vizinha, eles não ficaram satisfeitos com o serviço. Como a demanda por diaristas tem aumentado, Campanelli escolheu o agenciamento de empregadas de qualidade como negócio e abriu a Mary Help em 2011, em São José do Rio Preto. A empresa agencia diaristas para serviços de limpeza e faxina em residências e empresas, festas e eventos, além de recrutamento de empregadas mensalistas. Com escritórios comerciais ou lojas de rua, a Mary Help atende principalmente os públicos das classes A e B. Confira neste link os custos de implantação de uma unidade.
6) Mr. Limp
Ao perceberem uma oportunidade de negócio no segmento de construção civil, Henrique, então dono de uma consultoria de gestão e negócios, e Luiz Carlos Serafim decidiram criar uma empresa que oferecesse serviços de limpeza pós-obra. Com um empréstimo bancário de R$ 18 mil, deram início à Mr. Limp, em 2012, em São José do Rio Preto. A rede já nasceu no modelo de franchising e, hoje, tem unidades em quase todos os estados do Brasil e até no Chile. Confira mais informações sobre a Mr. Limp no nosso canal de franquias.
7) Proclean
Fundada pelos consultores de franquias Carlos Gontijo e Andrea Palomino, a Proclean é uma rede que terceiriza serviços de limpeza profissional para outras empresas, como supermercados, lojas e bancos. A empresa é especializada em limpezas de pisos e manutenção e impermeabilização de mármores e granitos. A rede oferece serviços de limpeza pós-obra e trabalha com linha de produtos própria. Atua tanto em empresas quanto em residências e condomínios. O franqueado precisa ter disponibilidade para se dedicar integralmente à franquia. Veja neste link quanto custa para abrir uma unidade.
8) Vip House Mais
A Vip House Mais é uma empresa de limpeza de ambientes criada em 2013. Um dos diferenciais da franquia é uma parceria com a empresa americana Rexair, que fabrica o Rainbow, um aparelho que limpa a casa e purifica o ar ao mesmo tempo. Cada franqueado também recebe um Rainbow. Veja aqui quanto custa abrir uma Vip House Mais.