O ano está acabando e já está na hora de pensar em metas para 2014. Pode ser que um dos seus planos seja abrir a própria empresa – e neste caso, pensar em abrir uma franquia se torna, naturalmente, uma possibilidade.
Há várias redes de franquias que não exigem investimentos muito salgados. Para quem quer trabalhar com uma marca já consolidada, também não faltam opções: há franquias nas áreas de educação, beleza, educação, marketing e limpeza, dentre outras.
Preparamos uma lista com 14 franquias cujo investimento não passa de R$ 50 mil, já incluindo tudo o que é necessário para a abertura de uma unidade. Confira:
Lava-rápidos – A preocupação com o meio ambiente trouxe um efeito positivo aos lava-rápidos: as empresas limpam os carros com a qualidade de antes, mas sem usar água no processo. Uma delas é a Bestdry, que utiliza uma cera líquida especial e biodegradável, que retira a sujeira sem danificar nem riscar a pintura do veículo. O investimento inicial total em uma unidade da Bestdry é de R$ 31,6 mil.
Outra rede de lava-rápidos que aposta na limpeza a seco de veículos é a AcquaZero. A rede também oferece serviços de enceramento, impermeabilização de vidros e estofados, polimento e cristalização da pintura. Todos os serviços são realizados com produtos ecologicamente corretos.O franqueado da AcquaZero gasta R$ 49 mil para abrir sua unidade.
Carrinho da Brahma – Esta é uma opção para quem quer trabalhar em parques, praças, eventos e na praia, mas com um negócio mais bem estruturado que o de vendedores ambulantes. O Carrinho Chopp Brahma, como o nome já diz, vende uma das bebidas mais valorizadas do país. O investimento no negócio é de R$ 6 mil.
Publicidade em sacos – As pessoas vivem carregando coisas e, para isso, elas precisam de sacos e sacolas. Seguindo esse raciocínio, algumas empresas perceberam que poderiam estampar anúncios nesses locais. Uma delas é a DivulgaPão, que vende anúncios em sacos de pão. O franqueado da rede trabalha em casa e é responsável por captar anúncios, enquanto a franqueadora é responsável pela impressão dos sacos; os donos de padaria, por sua vez, não precisam pagar nada pelos saquinhos.
O faturamento do franqueado só depende da sua capacidade em conseguir clientes. O investimento inicial na franquia é de R$ 40 mil.
Já a BagNews apostou na venda de anúncios em sacolas recicláveis e reaproveitáveis. O franqueado da BagNews também trabalha em casa e gasta R$ 25 mil de investimento inicial.
Criação de sistemas de gestão – Nesses tempos de hiperconectividade, tudo é feito pelo computador – e naturalmente, as ferramentas de gestão de uma empresa são informatizadas. A MSI Soluções é uma franquia de criação de sistemas de gestão para empresas, de folhas de pagamento a fluxo de caixa e controle de estoque. Essa opção, que é voltada para pessoas com conhecimentos em contabilidade e informática, tem o investimento de R$ 20 mil.
Laser afiado – Os raios laser servem para várias coisas, de depilações à leitura de discos no aparelho de som ou no videogame. Uma das aplicações do laser que não é tão conhecida é a afiação, manutenção e revitalização de ferramentas. Essa é a atividade do Grupo Duarte Laser, que trabalha com tesouras, alicates e instrumentos cirúrgicos utilizados em clínicas estéticas, hospitais e pets shops. O investimento na franquia é de R$ 45 mil.
Manicure por telefone – As unidades da Disk Manicure oferecem serviços de tratamento de unhas, a partir de agendamentos telefônicos. No começo da operação, o franqueada é o responsável por uma equipe de profissionais. Com a expansão do negócio, a contratação de coordenadores se faz necessária. O investimento na configuração básica da Disk Manicure é de R$ 12,5 mil.
Ensinar e faturar – A área da educação oferece várias opções para quem quer abrir uma franquia. A Ensina Mais, focada em aulas de reforço complementares à educação básica, pede um investimento inicial de R$ 49,9 mil de seus franqueados.
Já o Kumon, com mais de 1,5 mil unidades, oferece aulas de matemática, português, inglês e japonês. O investimento inicial na rede é de R$ 40,8 mil.
A Ideal Estágios não é uma rede de ensino, mas lida com pessoas que estão estudando e em busca da entrada no mercado de trabalho. Os franqueados da empresa intermediam o contato entre empresas e estudantes e fazem um investimento de R$ 40 mil para começar a operar.
Serviços de limpeza – A falta de tempo faz com que fique complicado tomar conta de casa. Para ajudar as pessoas a manter tudo em ordem, várias empresas de contratação de serviços de limpeza vêm sendo criadas. Uma delas é a Mary Help, que agencia diaristas para serviços em residências, empresas e festas, além de facilitar a contratação de mensalistas. O investimento inicial em uma franquia da Mary Help é de R$ 38 mil.
Outra opção, focada nas diaristas, é a Clear Clean. Um dos diferenciais da rede é o envio de um coordenador, após a limpeza, à casa dos clientes, para verificar que tudo foi feito direitinho – essa tarefa fica a cargo do próprio franqueado nos primeiros passos da empresa.
Rede de guias – Vários bairros têm aqueles regionais, em que as empresas promovem seus produtos e serviços. E até esses guias viraram franquia: a Elefante Verde. Os franqueados da rede ganham o direito de criar um guia em sua região com o nome da marca. A Elefante Verde tem um site que conecta todos os guias e anunciantes neles inclusos e é mais um canal de divulgação para os anunciantes. A franquia custa R$ 45 mil.
Antes de escolher a melhor opção para você, não esqueça de usar algumas ferramentas preparadas por PEGN para te ajudar na decisão: você pode ver quais são os passos para abrir uma unidade, comparar redes e ainda saber se ter uma franquia é realmente o ideal para você.